Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Apreciação crítica sobre relatos de professores encontrados no site do Instituto Arte na Escola

 Gostei muito da proposta do relato de experiência da professora Léa Miasato, “Fotografia: olhar que olha para dentro e para fora”.


O relato reúne propostas de atividades que vem de encontro com o cotidiano dos adolescentes, o uso de celulares e câmeras fotográficas, uma verdadeira mania geral, com a construção de conhecimentos, produção artística, percepção do meio, da fotografia como registro, linguagem artística.

Dentro da proposta de trabalho da professora, os horizontes foram ampliados, resultando na continuidade do trabalho e desdobramentos no ano seguinte.

No ano passado, eu e minhas turmas de 6° ano participamos de um concurso na semana da fotografia de Novo Hamburgo, onde deveríamos criar uma frase sobre fotografia. Para nossa alegria, nossa frase foi selecionada e fomos premiados com uma oficina com o fotógrafo Jorge de Aguiar “Photo da Lata”.
Acesse o link para visualizar publicação no Blog sobre nossa oficina:


Foi um momento maravilhoso de aprendizagem muito significativa. A interação entre os alunos, professora e o fotógrafo, em constante articulação e troca de experiências foi marcante. A construção dos conhecimentos através da construção da câmera (lata), escolha e captura da imagem, processo de revelação trouxe muita satisfação e participação em massa da turma.

O tema gerou novas possibilidades, nos levou ao estudo dos retratos e autorretratos na história da arte.

Enfim, pretendo repetir a dose da oficina este ano e enriquecer o trabalho com as sugestões da proposta de trabalho da professora Léa Miasato

Um comentário:

  1. Fico feliz por partilhar a arte educação com outros educadores...obrigada pela partilha, Alexandra!

    ResponderExcluir