Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ideias proposta de aprendizagem Arte Contemporânea

Objetivos:


• Despertar nos alunos o interesse pela arte, a fim de construir conhecimento sobre seus conteúdos, a partir do tema identidade e auto-retrato.

• O desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e criticidade mediante produção artística, além da dialogicidade em sala de aula.

• Contextualização das imagens artísticas, relacionando-as a fatos do cotidiano dos adolescentes, destacando a prática fotográfica, comum entre eles, numa tentativa de leitura de suas características físicas e/ou da interioridade emocional, refletindo seus contextos culturais e ajudando na percepção da própria identidade, respeitando-se as diferenças.



- Projeção no data show da entrevista com o artista Albano Afonso.

Albano Afonso – Série Retratos

Entrevista com o artista plástico Albano Afonso sobre sua obra exposta no evento Primeira Pessoa, promovido pelo Itaú Cultural em novembro de 2006 a janeiro de 2007. Este evento foi composto de exposição de artes visuais e atividades interdisciplinares que tinham como tema biografias, autobiografias, memória e reflexões dos artistas sobre si mesmos e sobre o outro.






 
              
         Autorretrato com Durer - 2001



 
            Autorretro com Goya - 2001

                                                                                            

- Conversa com os alunos sobre a produção artística de Albano Afonso nesta exposição, contextualizando os autorretratos na história da arte com a “mania fotográfica”, prática comum entre os adolescentes e o significado dos mesmos como registros da nossa identidade.

- Elaboração de enquetes e entrevistas sobre a prática de fotografia, autorretratos entre os adolescentes.

- Organização de dados e gráficos com os dados coletados na pesquisa.

- Proposta de uso da máquina digital, reunidos em pequenos grupos, os alunos deverão fotografar-se individualmente, registrando a imagem de “meio corpo”.

- Utilizando o programa Art Rage e o seu retrato (imagem fotográfica coletada anteriormente), os alunos produzirão seus autorretratos, através das interferências oportunizadas pelos recursos do programa.

- Organização coletiva de um Power Point para a exposição das produções dos alunos, atribuindo título à mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário