Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ARTES VISUAIS NOS PCN - ENSINO FUNDAMENTAL I

    A presença dos três eixos norteadores: produzir,apreciar e contextualizar para o processo de ensino e aprendizagem da arte nos PCN é indicativo do reconhecimento da importância da área de conhecimento da arte para a formação do indivíduo, conhecedor da história, da cultura, podendo ser agente atuante na sociedade. Assim, a arte, antes isolada em técnicas artísticas, passa a promover a constante reflexão sobre a construção da história da humanidade, através da arte, registro e expressão da vida, num processo de aprendizagem significativa, respeitando a diversidade, o desenvolvimento cultural. Como o nome já diz, “parâmetros” são referenciais norteadores para a construção do projeto pedagógico das escolas, possibilitando a liberdade de articulação entre os conhecimentos necessários para o desenvolvimento integral dos alunos, considerando os aspectos regionais, sociais, políticos, culturais. A área de Arte abrange as linguagens artísticas das artes visuais, música, teatro e dança. Trata-se de uma grande abrangência, o que dificulta o trabalho, considerando que não há disponibilidade de profissionais especializados em cada modalidade (tão específicas) considerando a complexidade de cada uma delas.

    Nossa formação é focada nas artes visuais e nos capacita, após quatro anos de estudo e construção de conhecimentos, para o ensino da arte, atuando com alunos do ensino fundamental ao ensino médio. As áreas da música, teatro e dança, também demandam estudo e formação adequadas para que se possa mediar a construção da aprendizagem dos alunos nestas áreas.

    Neste sentido, os desafios são enormes, considerando que muitas escolas contam com apenas um profissional da área de Arte ou, até mesmo, nenhum e, que contamos com dois períodos semanais apenas para o desenvolvimento do processo. Claro que, se articulado com as demais áreas do conhecimento, as possibilidades são ampliadas, porém, exige planejamento integrado (coisa rara na correria semanal da escola, onde o professor de área atende outros projetos, cobre hora atividade,...).
Sou iniciante na área do ensino da Arte, atendo alunos do 6° ano (currículo de 9 anos). Até o 5° ano, as turmas foram atendidas por unidocência, a área de Arte, na maioria das vezes era suprimida à técnicas, artesanato...
   Assim, procuro promover a aproximação dos alunos com o universo artístico, provocando a reflexão sobre a Arte, o contato com obras, museus, artistas, espaços e exposições, oficinas, ouvindo o que eles tem a dizer, suas vivências, considerando suas experiências, interações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário