Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENSINO DE ARTES - PANORAMA HISTÓRICO

    No panorama histórico da arte brasileira, mudanças significativas marcam o ensino da arte-educação nos últimos trinta anos. Ampliam-se as possibilidades, a arte passa a ser contextualizada, socializada, deixa de ser canonizada, restrita.


    Hoje, arte-educação deve ser espaço para o desenvolvimento da reflexão-crítica, compreensão, interpretação, expressão e participação ativa dos indivíduos, que valorizam a história, a cultura. Esses fatores são essenciais para a vida em sociedade cada vez mais diversa, plural, dotada de múltiplos pontos de vista. Valorizando o ontem e o hoje, indo para além da percepção visual, alcançando a significação, a contextualização.

    É fundamental ao arte-educador a constante pesquisa, reflexão diante do seu aluno, seu contexto sócio-cultural, suas concepções e formas de perceber a arte, tecendo meios para que ele possa construir o processo de desenvolvimento como indivíduo, reconhecendo sua cultura e a diversidade, interagindo com a história, de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário