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quarta-feira, 18 de maio de 2011

EDUCAR PARA A COMPREENSÃO DA ARTE

O texto de Fernando Hernandez, tratando da arte na pós-modernidade, afirma que “a interpretação é um processo quase automático no diálogo. Isso faz com que dialogar implique reconhecer a linguagem e os gestos do outro como um elemento para estabelecer uma forma de relação."

Texto Hernandez:

No texto de Anita Prado Koneski, as reflexões sobre o ensino da arte na contemporaneidade, inquietam e aguçam questionamentos sobre as práticas da arte-educação.


Segundo a autora, a arte contemporânea “parece negar-se a nos ensinar a ver o mundo pelos moldes tradicionais.” A arte contemporânea não traz explicações e respostas mas sim, questionamentos, dúvidas, estranhamento. A autora salienta ainda que, “ se ela enriquece nossa vida, não é porque nos oferece saídas, mas, ao contrário, porque problematiza nossa relação com a realidade e apresenta muito mais perguntas do que respostas.”

Dessa forma, é fundamental que o professor organize suas práticas oportunizando espaços para que o aluno sinta-se à vontade para, segundo a autora “nos entregar à potência do erro, aceitar a negação, ou a de não forçar à obra uma leitura.”

Tarefa difícil pois, exige do professor conhecimento, reflexões, para que possa superar hábitos instituídos por muito tempo no ensina da arte. Trilhar novos caminhos, onde “a arte é um conhecimento que não se resolve em interpretações, em explicações, pois, indaga.”

"Imagino que, diante desta obra, rodeados de nossos alunos, tenhamos que prestar conta de nossos saberes professorais. Porém, a obra desmonta-os, ignora-os. Atesta nossa incompetência e nos frustra. Como explicar para os alunos o que se constitui como um absolutamente Outro? Buscamos nos nossos saberes fundantes o socorro, e os percebemos pouco úteis. Não se trata aqui de invalidar esses saberes, mas de dizer que, para a arte na contemporaneidade, eles não mais nos socorrem. Farnese apresenta algo que nos confronta, que indica a possibilidade da não-possibilidade também ser fonte de aprendizagem."                   Anita Prado Konesnki
                                                                                      

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